1.começa quando você acaba
Terminou seu texto? Envie-o a várias editoras: assim há mais chances de alguma interessar em publica-lo. Não é preciso ligar antes, mas mandar uma apresentação ( quem você é sobre o que é o livro) pode ajudar. O material será recebido pela área de prospecção editorial.
2.A hora da decisão
Depois de passar na triagem feita na área de prospecção, o texto analisado pelo conselho editorial, formado em média por cinco pessoas. São elas que decidem sobre a publicação depois de avaliar, por exemplo, se já não existe um livro de tema parecido. Elas também podem pedir ajustes no material.
3.Cuidando do visual
O próximo passo é definir o projeto grafico do livro, ou seja, que tipo de papl, fonte e tamanho ele terá e como será a sua capa. Geralmente quem faz isso é o departamento de design. Em seguida, são decididos quantos exemplares serão impressos e qual será o preço de cada um.
4.Mais uma leitura
Após revisões e ajustes, o texto do livro pode acabar ficando totalmente diferente do que o autor escreveu. Para se previnir dessa surpresa desagradável, é feita uma leitura comparada , em que o texto original e o formatado são lidos por um revisor de texto.
5.Ultimos retoques
É a hora do fechamento! Nessa etapa, são feitos o texto de orelha, a quarta capa( o verso do livro) e , em alguns casos, a nota do editor- um texto que explica o tema escolhido para a publicação e justifica por que editora decidiu colocá-la no mercado.
6.A caminho das prateleiras
Por fim o material é enviado à gráfica.Antes de imprimir todos os exemplares, uma prova ( tipo um preview da impressão) é enviada para a editora verificar se está tudo certo- e dar OK. Depois de impressos, os livros vão para o estoque da empresa que os distribui para todo o Brasil
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