Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

São Paulo Fashion Week






A 28ª São Paulo Fashion Week, que acabou ontem, foi menos luxuosa do que a edição anterior, que marcou o ano da França no Brasil em junho de 2009. Neste ano, o evento que acontece no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera (zona sul), custou R$ 8 milhões. Está na média das outras edições, mas é R$ 2 milhões a menos do que foi gasto na temporada passada.O corte na verba foi perceptível. "Nem todas as edições serão grandiosas como a última", diz Paulo Borges, coordenador da SPFW e presidente da Luminosidade, empresa que também organiza o Fashion Rio e é associada ao grupo InBrands (dono das marcas Ellus, 2nd Floor, Herchcovitch; Alexandre e Isabela Capeto). Correu pelos corredores da Bienal o boato de que esta edição estaria mais enxuta porque parte da verba teria migrado para o Fashion Rio. Borges nega. "São eventos independentes."O que mudou nesta edição: não houve palestras ou workshops; não vieram convidados especiais (há duas temporadas, o estilista japonês Kenzo circulou pelo evento; na edição passada, a mineira Bethy Lagardère foi homenageada com o documentário Bonjour Madame); e mudaram os patrocinadores - saíram Havaianas e Natura para dar lugar a Ipanema e Coca-Cola. "Janeiro é um mês mais esvaziado. Muitos viajam. É difícil encontrar palestrantes disponíveis, por exemplo", diz ele.O número de compradores - pessoas que veem os desfiles mais para fazer negócios do que para serem vistas - continuou na média. Eram cerca de 200; desses, 18 vieram de outros países. É pouco se comparado às mais de 15 mil pessoas que circulam pelo evento a cada dia. A viagem dos compradores internacionais é financiada pela Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest). Quanto à próxima edição, Borges é otimista. "A previsão é de crescimento de 25%". Cada temporada de moda faz girar cerca de R$ 1,8 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário